sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Ativ 2_1_ norma nilda - Curso Redes de Aprendizagem

escola foi a que menos evoluiu, tendo permanecido, ao longo do tempo, embebida numa antiquada e inadequada pedagogia que não atende à realidade e às necessidades atuais de seus alunos.
(MENEGOLLA, 1995)


  1. APRESENTAÇÃO

A biblioteca escolar, entendida como um dos vários espaços escolares empregados para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, pode ter sua função expandida, integrando-se mais organicamente aos fins gerais a que se destinam a escola. Mais do que um mero espaço físico para guardar livros, jornais, revistas e dicionários a serem disponibilizados aos alunos ou sala ambiente voltada à leitura silenciosa, ela pode funcionar além disso, com a implantação de dinâmicas passíveis de complementar a tarefa do professor na sala de aula. Por isso, a biblioteca encerra um grande potencial de ensino e aprendizagem, bem como o de um espaço de vivências cotidianas dos alunos em torno de atividades que proporcionem o prazer de conhecer, o desejo de descobrir e de fazer e que estimulem o aprender a aprender.
Este projeto trata de uma das possibilidades de ampliação das funções da biblioteca escolar e, por isso, recebeu o nome de Biblioteca: Espaço Lúdico. Ele objetiva a implantação de atividades lúdicas como ferramentas de aprendizado, através das quais os alunos possam desenvolver a imaginação, a criatividade e a capacidade de raciocínio. Longe de tentar antepor brincadeiras e jogos ao processo de aprendizagem formal, as atividades lúdicas a serem desenvolvidas visam ao desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social, enfim no desenvolvimento integral da criança, integrando-se e complementando os vários conteúdos efetivados nas diferentes situações de aprendizagem em sala de aula.
O uso de jogos e atividades lúdicas podem ser considerado um instrumento pedagógico eficaz, que leva o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem. Os resultados em termos de sociabilização e criação podem ser conferidos no blog: bibliolourival.blogspot.com, e na página do facebook da “Biblioteca Tania Maria de Holanda de Cavalcanti”.



  1. JUSTIFICATIVA

Baseada em publicações de artigos, reportagens e outras matérias relacionadas aos benefícios que produzem a prática de atividades artísticas, iniciamos em nossa biblioteca, no ano de 2013, além de empréstimos de livros, a prática de várias oficinas de arte, gincanas de jogos e saraus literário-musicais. Elas aconteciam tanto no interior como no entorno da biblioteca. Dentre as atividades artísticas realizadas em 2013 tivemos:
  • Oficina de Biscuit;
  • Oficina de Desenho (criação de cartazes em datas comemorativas, de jogos educativos, etc);
  • Oficina de Palavras cruzadas, sopa de letras e jogos;
  • Saraus com apresentações literário-musicais, incluindo declamação, contação de histórias, canto e música de autoria dos alunos e de outros artistas.

No processo de avaliação destas ações, identificamos duas importantes características principais: no todo, formam um conjunto de atividades lúdicas e, no particular, possuem natureza artística. A grande identificação e participação dos alunos com o lúdico e com a atividade artística levaram-nos a buscar fundamentar o projeto Biblioteca: Espaço Lúdico nesses dois campos, como ações complementares do processo de ensino-aprendizagem desenvolvidos na sala de aula.
Os jogos e as brincadeiras, entendidas como atividades lúdicas, são aprendizagens sociais que pressupõem processos de relações e mediações entre os educandos e entre eles e os educadores. Reunidos em grupos, eles podem trocar informações sobre os diversos jeitos que existem para executar cada atividade proposta. De outra parte, organizar jogos e brincadeiras para a turma requer nada mais que um bom planejamento, com muita pesquisa e uma boa dose de imaginação. Em geral, elas não necessitam de muitos recursos materiais para ocorrer com êxito, boa aceitação e participação.
Do ponto de vista pedagógico, a prática de atividades artísticas constitui uma poderosa ferramenta no desenvolvimento da aprendizagem e na melhora da qualidade de vida dos alunos. Estudos mostram que a capacidade de criação propicia a formação de um ser crítico, pensante e não um mero reprodutor de modelos já estabelecidos. O exercício da atividade artística, baseado no conhecimento das suas diversas linguagens (artes visuais, teatro, dança e música principalmente), torna-se fundamental para o desenvolvimento mental, já que a arte é a expressão da vida e que, associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano.
No ano de 2014, pretendemos dar continuidade e aperfeiçoar as atividades que já foram implantadas no ano passado, não só nomeando o projeto como Biblioteca: Espaço Lúdico, bem como buscando criar e implantar novas oficinas que visem ao desenvolvimento mental e ao letramento dos alunos.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Na sociedade contemporânea, cada vez mais técnica e especializada, a participação social é intensamente mediada pelo texto escrito e os que dela participam se apropriam não apenas de suas convenções lingüísticas, mas, sobretudo, das práticas sociais em que os diversos gêneros textuais circulam. Desta forma, cada tipo de situação de interação exige o conhecimento e o domínio de gêneros textuais diferentes e distintos modos de usá-los: isto ocorre com freqüência cada vez maior, tanto na sala de aula quanto fora dela. Vários pesquisadores enfatizam que qualquer cidadão lê e escreve cumprindo finalidades diversas e reais. Precisamos garantir esse mesmo princípio ao iniciarmos os estudantes não só no mundo da escrita, como também no universo da atividade artística.
Para que o aluno consiga explorar a grande diversidade de possibilidades que a escrita proporciona, existe a necessidade de a escola formar um leitor múltiplo e flexível, capaz de colocar seu potencial cognitivo na busca do sentido do texto. De modo similar, o mesmo princípio pode ser aplicado à atividade artística, propiciando a formação de um agente crítico, criativo e potencialmente produtivo. Para tanto, o ponto de contato entre a atividade artística e o letramento está na compreensão e no domínio da linguagem não verbal, como complemento ao conhecimento prévio adquirido sobre a linguagem verbal.
No entanto, este ideal parece exigir um novo tipo de interpretação do real. Se o que ocorre na maioria das escolas brasileiras quanto ao processo de alfabetização e letramento é centrar-se no exercício da decodificação (método tradicional), que não dá possibilidade de os textos serem compreendidos, interpretados e, principalmente, servirem de alicerce para a vida em sociedade, na atividade artística, que utiliza a expressão enquanto forma e diversas elementos de codificação, é necessário superar o método tradicional. Por exemplo, a linguagem da pintura inclui o ponto, a linha, o volume, a sombra/luz, a superfície, a cor, entre outras. O mesmo vale para a interpretação de fotografias, filmes ou peças teatrais. Assim, torna-se obrigatório o distanciamento do método tradicional empregado no letramento, sem negá-lo ou anulá-lo, para introduzir novas formas de análise, buscando-se o ensino dos elementos fundamentais de cada linguagem artística.
As linguagens artísticas dividem-se em: Artes Visuais, Teatro, Música e Dança.
  • Artes Visuais - as artes que normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de Artes Visuais. Consideram-se artes visuais as seguintes: pintura, desenho, gravura, fotografia e cinema. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalação, a arquitetura, a novela, o web design, a moda, a decoração e o paisagismo.
  • Teatro - O teatro é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.
  • Música - Dentro das "artes", a Música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.
  • Dança - A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música.

  1. METODOLOGIA

A prática destas atividades poderão ser realizadas em dois momentos distintos: no horário do intervalo ou em parceria com o professor no horário de aula.
Dependendo do tipo de oficina, serão disponibilizados parte dos materiais necessários para sua realização.
As inscrições para participar das Oficinas no espaço da Biblioteca serão realizadas com um mínimo de uma semana de antecedência, e com um número de vagas limitado (no máximo 20 alunos), devido ao tempo ser curto, temos somente 20 minutos no intervalo entre as aulas.
As oficinas a ser realizadas em parceria com os professores, e que tratariam os conteúdos vistos em sala de aula, contemplariam a todos os alunos da sala de aula. A título de ilustração: Se o professor for de Ciências, por exemplo: o material lúdico poder ser uma sopa de letras ou de palavras cruzadas, que compreenderia os componentes de uma cadeia ou teia alimentar; o reino Monera ou Fungi, etc. Se o professor for de Português, o material lúdico é o Cd com a letra da música, que o professor vai usar para trabalhar sinônimos, antônimos, etc
Entendemos que as atividades lúdico-artísticas, como o jogo e brincadeiras, são ações educativas através das quais o aluno, conscientemente, presta atenção sobre a situação apresentada, pensa sobre ela, identifica, interpreta, organiza e reconstrói as informações para solucionar os problemas apresentados.

5, MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • Contratação de 1 a estagiários em tempo parcial
  • 1 Data-show
  • Jogos pedagógicos de todas as matérias do ensino fundamental e médio
  • 2 Bebedouros (interno e externo à biblioteca)
  • Programa para o controle de entrada e saída de livros
  • Instalação dos computadores que foram enviados para seu uso na biblioteca.

.
    6.OBJETIVOS

    1. OBJETIVO GERAL

Propiciar o contato dos alunos com a linguagem artística, de modo a ampliar suas capacidades e habilidades de interpretação e compreensão dos distintos discursos coexistentes na sociedade contemporânea.

    1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Permitir que o aluno possa solucionar os problemas inerentes à vida sem ter que recorrer ao uso da violência ou atos infracionais.
  • Sociabilizar os conhecimentos (isto ocorre ao participar das atividades lúdico-artísticas, como jogos, gincanas de sopa de letras e palavras cruzadas, etc.)
  • Adquirir conhecimentos específicos de forma lúdica ao trabalhar com o professor de Ciências e Biologia, Português ou outras disciplinas.


    7.CONCLUSÃO

Dentro dessa proposta do projeto Biblioteca: Espaço Lúdico há o desenvolvimento de um ambiente favorável que estimula o processo de ensino e que busca favorecer o processo de aprendizagem.

          8. REFERÊNCIAS


          BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. SEF/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: SEF/MEC.
          POSSIBILIDADES QUE O LETRAMENTO PROMOVE NA ALFABETIZAÇÃO. 1998. Monografia apresentada por CLEUSA MARIA MARQUEIS VICENTINI e VANDERLI VAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário